A construção de uma marca principal é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento. Uma marca forte cria uma identidade e personalidade que são facilmente reconhecidas pelos consumidores.
Além disso, a marca principal (também conhecida como masterbrand) ajuda a diferenciar a empresa dos concorrentes e destacar seus pontos fortes, tornando-se fundamental para atrair e fidelizar clientes e aumentar a credibilidade da marca.
Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos entender o conceito e a importância do masterbrand para gerar mais negócios para empresa ao longo prazo.
Primeiramente, o que é branding?
De acordo com o portal Resultados Digitais, branding é o conjunto de medidas alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. A finalidade do branding é despertar sensações, ao mesmo tempo que cria conexões conscientes e inconscientes que são cruciais para que o cliente escolha a marca no momento de decisão de compra do produto.
O branding é a construção de marca que tem o objetivo de se conectar verdadeiramente com os seus consumidores, criando uma marca forte, memorável e preferida dos consumidores.
Os principais fatores que tornam uma marca credível e de confiança no mercado são:
- Identidade visual;
- Estratégia;
- Personalidade e posicionamento da marca;
- E comunicação clara e objetiva com o público-alvo.
Porém, há a possibilidade de uma empresa possuir uma marca principal para divulgar e auxiliar a venda de produtos de outra marcas próprias, fazendo com que o cliente compreenda que esses produtos possuem o mesmo valor que a marca principal.
O que é Masterbrand?
Segundo o portal Economia e Negócios, masterbrand é um nome de marca abrangente que serve como o principal ponto de ancoragem no qual os demais produtos implícitos são baseados.
O Masterbrand possui o objetivo de vincular as linhas de produtos de uma empresa aos valores, princípios e posicionamento que a marca representa e divulga.
Dessa forma, os produtos individuais podem ter nomes próprios e, até mesmo, identidade de marca. Porém, a marca principal (masterbrand) serve para agregar valores-chaves para tais produtos, gerando maior credibilidade.
Uma masterbrand cria uma única marca corporativa com uma variedade de produtos com diversas ofertas. O intuito é vincular os produtos subjacentes sob a marca principal, independentemente se eles possuem identidade própria ou não.
Quando a estratégia de masterbrand é realizada de forma certeira e coerente, os consumidores identificam facilmente as marcas associadas com a qualidade da marca principal, mesmo que em nível inconsciente.
É o caso da marca Danone Brasil que, recentemente, lançou sua primeira campanha masterbrand com a seguinte frase “Tudo de Bom, Tudo de Bem”, que reforça que a marca líder em alimentos e bebidas oferece escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis em qualquer uma de suas marcas associadas (fonte: portal Cidade Marketing).
Quais são os benefícios da Masterbrand?
A construção de uma marca principal exige investimento em estratégias como, por exemplo, a pesquisa de mercado e o desenvolvimento da identidade visual. Mas os benefícios ao longo prazo podem valer ainda mais o esforço.
De acordo com o portal Send Pulse, os principais benefícios da masterbrand são:
- Relacionamentos duradouros com os clientes;
- Maior retenção de clientes;
- Uso eficiente de recursos;
- Alto nível de flexibilidade;
- Credibilidade e reconhecimento da marca;
- Confiança do cliente;
- Menores gastos com marketing;
- Maior engajamento das partes interessadas;
- E patrimônio da marca.
Se sua empresa está adotando esta estratégia de masterbrand, é fundamental contar com parceiros experientes e sólidos em todas as áreas, inclusive em serviços personalizados de logística e Marketing Promocional.
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