As inovações são constantes no século XXI e cada ano traz uma grande mudança. Isso não será diferente para o ano de 2023.
As compras on-line cresceram no pós-pandemia, mas o comportamento do consumidor mudou, trazendo significativas adaptações para o mercado, inclusive para os transportes e para a logística.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos ver quais serão as tendências para a logística de 2023 com base na inovação e na tecnologia.
Panorama do mercado em 2022
O ano de 2022 deixou bastante marcas e mudanças, geradas pelas crises econômicas, pela pandemia e pelos seus reflexos, inclusive na saúde mental, conforme informa o portal Movile Orbit.
Assim, surgem novas dores por parte das empresas e dos clientes, fazendo com o que o mercado como um todo precise se adaptar para criar ou reformular produtos e serviços que ofereçam soluções para cada dor.
O e-commerce, por exemplo, cresceu 12,6% só no primeiro semestre de 2022, conforme os dados do portal E-commerce Brasil. Isso gera um efeito que as outras áreas acabam se adaptando para atender a demanda, como é o exemplo da logística.
Portanto, o comportamento do consumidor exige inovações constantes no mercado e das empresas.
Tendências para 2023 na Logística
Com tantas inovações tecnológicas acontecendo, a área da logística não pode ficar para trás. Dar conta da demanda de forma eficiente é fundamental para um bom processo logístico, gerando mais retorno financeiro para as empresas.
O foco total da logística em 2023 será aumentar a sua performance operacional em todo o processo com o uso de tecnologias. Sendo que a implementação de tecnologias possibilita a redução de custos operacionais e, consequentemente, redução de custo na entrega para o consumidor final.
Vejas as 4 principais tendências na logística para 2023:
01. Automação
Essa será a principal inovação da área, com caminhões mais autônomos, monitoramento de veículos, rastreador de encomendas e sistema de gestão.
A automação garante agilidade no sistema operacional como um todo, além de impactar positivamente na experiência de compra dos consumidores.
02. Sustentabilidade
Com o uso da automação no sistema de gestão, será mais simples monitorar dados como o consumo de combustível, situações mecânicas dos veículos e se as manutenções estão em dia.
Isso traz, além de uma maior segurança para o meio ambiente, uma redução de custos e de desperdícios com um aumento na responsabilidade ambiental da empresa.
03. Software inteligente
Um software voltado para o mercado de transporte e logística que é capaz de gerar análises sobre a performance operacional será bem importante para as tomadas de decisões.
Assim, é possível que a empresa tenha um controle total das operações, entendendo, comparando e monitorando cada etapa.
Ou seja, a tecnologia estará cada vez mais presente em todos os departamentos da empresa para auxiliar com dados confiáveis.
04. Qualidade no atendimento
Esta etapa está diretamente ligada com a fidelização de clientes, seja B2B ou B2C.
Não basta somente inovar e acrescentar tecnologias, é essencial ter um suporte e um time qualificado para garantir a excelência do serviço, desde o momento da contratação até o cuidado durante o transporte da carga.
Sendo assim, a otimização operacional com uma excelente qualidade no atendimento e no serviço serão potenciais competitivos para o mercado de 2023, com foco na agilidade e no custo reduzido das entregas.
Gostou de saber mais sobre as tendências do mercado logístico? A Dinâmica Group possui mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados para um atendimento personalizado.
Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.
E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as novidades no nosso blog.