Para alguns tipos de produtos, não basta que a marca esteja na cabeça dos consumidores: também é necessário que ela esteja facilmente disponível no momento de decisão de compra. Neste contexto, o Ponto de Venda (PDV) adquire um papel estratégico em relação ao resultado das vendas.
Por isso, no post de hoje vamos entender mais sobre a importância do Ponto de Venda (PDV) e ver 4 dicas para expor seu produto de maneira mais eficiente.
A importância do Ponto de Venda (PDV)
Quando falamos de Marketing, a ação que mais se aproxima do consumidor é a ação realizada diretamente no PDV (Ponto de Venda). De acordo com o Portal Administradores, diversas variáveis precisam ser avaliadas e analisadas pelas empresas quando o assunto é o PDV.
Por exemplo, pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas dentro das lojas, ou seja, diretamente do PDV. Desta maneira, é perceptível que o Ponto de Venda se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca.
Assim, utilizar de maneira eficiente e assertiva estratégias no PDV podem impactar o faturamento significativamente. A exposição de mercadorias deve ser feita estrategicamente para facilitar o acesso dos produtos desejados pelo cliente. Uma pesquisa do Sebrae/SP concluiu que melhorias visuais baratas e simples, entre as quais está uma organização interna estratégica, podem aumentar o faturamento em até 40%.
4 dicas para um PDV mais eficiente
Vamos conhecer 4 dicas para tornar o Ponto de Venda ainda mais eficiente?
Dica 1: Use adequadamente os materiais promocionais
Lembre-se: o Ponto de Venda é o local onde acontece a decisão de compra. Assim, é importante investir em materiais promocionais de qualidade que valorizem o produto e despertem o desejo de compra.
Dica 2: Compra por impulso
Para despertar a compra por impulso, exponha alguns produtos em locais estratégicos. Além disso, invista e divulgue bem as promoções, reforçando as vantagens de se comprar naquele momento, tudo isso para despertar o sentimento de urgência no seu cliente.
Dica 3: O uso de gôndolas móveis para destacar as promoções
O uso de gôndolas móveis permite a movimentação pela loja, ou seja, é possível realizar testes e análises sobre qual é o melhor lugar para colocá-las, potencializando os resultados para as vendas.
Dica 4: Estímulos sensoriais
Por meio do PDV é possível criar estímulos sensoriais para o consumidor, seja através da promoção de estímulos ao paladar (degustações de produtos novos, por exemplo), à audição (uma música ambiente adequada e no volume correto), ao olfato, à visão e ao tato.
Por isso, que tal contar com a parceria de uma empresa especializada? A Dinâmica Group oferece soluções para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados relacionados ao PDV.
Estruturamos auditorias customizadas, analisamos o mercado de seus produtos e da concorrência dentro de projetos de pesquisa de Mercado, R&D e Garantia da Qualidade. Tudo isso gera uma maior assertividade na exposição de produtos no ponto de venda.
Além disso, a distribuição de materiais de comunicação para POP e ativação de novos pontos de venda complementam a diligência pela imagem dos produtos dos nossos clientes e parceiros.
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