Atualmente, com a evolução do ambiente digital, muitas empresas se perguntam: será que o físico ainda é relevante para a tomada de decisão de compra dos clientes? E a resposta é: com certeza!
Por isso, no post de hoje vamos entender a importância do PDV na decisão de compra do consumidor e ver como otimizá-lo para maximizar os resultados para a sua empresa.
O papel estratégico do PDV
PDV significa ponto de venda ou, em inglês, point of sale (POS). É qualquer ambiente comercial que tem como objetivo convencer os consumidores a efetuarem a respectiva compra. Ou seja, é onde os produtos ou serviços ficam expostos para a venda.
Hoje, as alternativas para despertar o consumo são tão diversas que é necessário ter criatividade e inovar, maximizando os ambientes internos dos pontos de venda para chamar a atenção e fidelizar o cliente.
E como o PDV influencia na jornada de compra do cliente?
Mas será que o PDV influencia, mesmo, o comportamento de compra do consumidor? Um estudo da Nielsen mostrou que 70% das decisões de compra presenciais são feitas no PDV.
E quando há o omnichannel, ou seja, múltiplas plataformas como, por exemplo, a online e a física: será que o PDV mantém a sua relevância? A Forbes analisou um estudo que mostrou que, apesar de 84% consumidores preferirem pesquisar online sobre os produtos que têm interesse, 53% ainda preferem efetivar a compra em um PDV físico.
Como potencializar os resultados do PDV?
A Endeavor destaca que a identidade visual do PDV é desenvolvida para ser uma ponte entre a marca e o cliente. Ou seja, enfatiza a importância de todo o cenário que será criado no PDV para proporcionar uma experiência de prazer no consumo.
Assim, para que o PDV gere os resultados esperados, é necessário que ele proporcione uma experiência diferenciada para o cliente para, desta forma, estimular a compra e a fidelização.
E quais são os aspectos envolvidos que são essenciais no PDV?
- Localização;
- Jogo de luzes;
- Exposição estruturada dos produtos;
- Decoração;
- Nível de conforto;
- Climatização;
- Outras questões sensoriais, tais como a música ambiente, o cheiro, dentre outras.
Como potencializar os resultados do meu PDV?
O ideal é que uma empresa especializada realize uma espécie de raio X no seu PDV para que, desta forma, a sua empresa obtenha maior assertividade na exposição dos produtos no ponto de venda.
E é isso que a Dinâmica Group oferece: soluções personalizadas para a necessidade do seu negócio como, por exemplo, o Check PDV. Através desta solução, oferecemos:
- Auditorias estruturadas e customizadas;
- Análise do mercado dos seus produtos e da concorrência dentro de projetos de pesquisa de Mercado;
- Pesquisa & Desenvolvimento;
- Garantia da Qualidade;
- E muito mais.
São mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros.
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