Você sabia que cerca de 10% dos produtos comprados online retornam para as lojas para troca ou devolução? Além disso, 27% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para que o custo do frete já esteja incluso nesse processo? (fonte: Logística Reversa Brasileiro).
Ou seja, o fato é que, cada vez mais, os clientes estão atentos à qualidade dos produtos, fazendo valer os seus direitos e exigindo um pós-venda eficiente.
Porém, apesar de seu crescimento nos últimos meses, a logística reversa ainda não é trabalhada estrategicamente por muitas empresas aqui no Brasil. No entanto, com as novas tendências, este serviço tende a se popularizar cada vez mais.
No post de hoje falaremos sobre o que é logística reversa e quais as tendências que vão revolucionar o mercado neste 2º semestre de 2023.
O que é logística reversa?
Logística reversa é um conceito que se refere às atividades envolvidas no gerenciamento do fluxo de produtos, materiais ou resíduos, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperação de valor ou disposição adequada. É o inverso do processo tradicional de logística, que se concentra no movimento de produtos da fonte para o consumidor.
Principais tipos de logística reversa (fonte: Synerhgon):
- Pós-consumo: Dentre os tipos de logística reversa, o pós-consumo é o mais fácil de ser realizado, pois se trata de uma estratégia que possibilita às pessoas o descarte adequado de produtos que possam ser reutilizados como, por exemplo, as embalagens. Esses materiais podem sofrer o processo de reciclagem, tendo como resultado a diminuição de lixo, o reaproveitamento dos produtos e a diminuição do uso de recursos naturais para a fabricação de novas mercadorias.
- Pós-venda: A logística reversa de pós-venda é aquela que reaproveita os produtos que, por algum defeito ou negativa por parte do consumidor, foram devolvidos ao fornecedor.
- Reuso: O reuso é outra forma interessante, passível de ser realizada pela maioria das empresas, onde caixas e embalagens podem ser reaproveitadas para transporte de outras mercadorias.
É importante destacar que o conceito de logística reversa existe há mais de 30 anos, mas foi em 2010 que a Política Nacional de Resíduos (PNRS) inseriu este conceito entre as grandes prioridades dos empreendedores.
Atualmente, a Lei nº 12.305 tornou a logística reversa uma exigência, abrangendo diversos tipos de produtos.
Quais são as tendências que vão revolucionar a logística reversa no segundo semestre de 2023?
A logística reversa vem ganhando o seu espaço à medida que os clientes se tornaram cada vez mais exigentes e que as empresas demonstraram interesse em diminuir os impactos negativos de consumo.
Assim, a expectativa para 2023 é de que ela se fortaleça e se popularize ainda mais, principalmente levando-se em conta as quatro principais tendências para esse segundo semestre:
Análise de satisfação do cliente no pós-venda
A experiência do cliente é muito importante, sendo considerada um diferencial na logística reversa. Por esse motivo, uma das principais tendências é o acompanhamento do cliente no pós-venda.
Assim, é importante garantir um bom atendimento não só no ato de compra, como também posterior a ela.
Dessa forma, é possível identificar o nível de satisfação do cliente e estar atento a solicitação de possíveis trocas ou devoluções, como também melhorias para o produto.
Práticas ESG
Traduzido do inglês Environmental, Social and Governance para Ambiental, Social e Governança, o termo ESG vem ganhando destaque na relação entre empresas e consumidores.
Ou seja, estamos falando de um conjunto de padrões e boas práticas utilizado para definir se a atuação de uma determinada empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerenciada (Fonte: JP News).
Essa é uma tendência que vem crescendo muito no mercado e crescerá ainda mais no segundo semestre de 2023. Isso se deve ao fato de que as empresas, cada vez mais, estão se preocupando com as suas relações de consumo e entendendo os impactos negativos da ausência das práticas da logística reversa para o seu negócio.
Otimização do tempo
Atualmente, diversos processos logísticos são automatizados. A tecnologia da logística reversa permite que os clientes possam acompanhar os produtos em tempo real, otimizando o seu tempo.
É isso que o cliente procura: a resolução do seu problema no mínimo espaço de tempo possível e, para isso, a logística reversa se faz presente.
Análise de dados
Pesquisas de satisfação, recomendação e sugestão de melhorias são itens indispensáveis para as empresas nos últimos anos e esta tendência tende a crescer cada vez mais.
Os clientes estão sempre em busca de feedbacks e informações relacionadas aos produtos e serviços os quais desejam consumir, buscando pelas melhores avaliações antes de sua decisão final.
Assim, a análise de dados é uma área essencial para várias empresas. Alguns dos perfis de colaboradores mais procurados para o segundo semestre de 2023 serão de especialistas em Big Data e IA (Inteligência Artificial), além daqueles que possam desenvolver ambientes para otimizar tempo e recursos. Assim, as equipes podem ser mais estratégicas e pensarem mais no crescimento da companhia (Fonte: Mundologistica).
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