A geração Z é a mais recente a entrar no mercado consumidor e já está mostrando um grande impacto na maneira como as marcas se comunicam e se posicionam.
Essa geração é composta por indivíduos que cresceram junto com a internet e com as redes sociais. Por isso, eles possuem expectativas diferentes das gerações anteriores.
As empresas que desejam atrair e fidelizar essa geração precisam entender suas preferências e hábitos, adaptando suas estratégias de marketing e comunicação para se conectarem de forma eficaz com essa audiência exigente.
Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos contextualizar como a geração Z influencia as marcas e como as empresas podem agir para conquistar este público.
Você sabe quem é a Geração Z?
De acordo com o portal Brasil Escola – UOL, a Geração Z é o conjunto de pessoas que nasceram na primeira década do século XXI, submersas na tecnologia e no mundo virtual. Por isso, eles também são conhecidos como nativos digitais.
Essa nova realidade trouxe novos hábitos e novas perspectivas de vida para essa geração, diferenciando e causando bastante impacto em relação às gerações anteriores.
Características da geração Z
Com uma compreensão tecnológica muita aguçada, a geração Z tem como parte da sua evolução natural as inovações e a flexibilidade.
Além disso, outras características dessa geração são (fonte: PontoTel):
- Pragmáticos: os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam constantemente satisfazer suas necessidades financeiras.
- Indefinidos: essa geração almeja a desconstrução de rótulos e estereótipos, valorizando a identidade fluida e a individualidade;
- Comunicativos e inclusivos: diálogo aberto e inclusão fazem parte da rotina desses jovens, conectando-se com a diversidade.
Essas são as principais características que as marcas precisam considerar para conquistar a geração Z como seus consumidores.
Como a Geração Z influencia as marcas?
Segundo o portal Consumidor Moderno, 50% da geração Z já deixaram de consumir ou boicotaram alguma marca por conta de algum escândalo.
Lembrando: é uma geração muito preocupada e conectada com inclusão social, sustentabilidade e comunicação.
Assim, a Geração Z constrói uma relação horizontal com as empresas, procurando sempre um olhar mais humanizado. Isso reflete diretamente (e até facilita) a comunicação entre marca e cliente.
Isso porque a forma de consumir passou a ser encarada com mais reflexão e posicionamento.
Aliás, as principais características desse grupo de pessoas podem ser utilizadas como estratégia de marketing para que as empresas consigam atrair e fidelizar a geração Z como clientes fiéis.
Como atrair a atenção da geração Z?
Para atrair a atenção da geração Z, as marcas precisam criar conexões autênticas e significativas com essa audiência jovem e exigente.
A geração Z valoriza a transparência, a diversidade e a responsabilidade social. Por isso, as empresas precisam mostrar que compartilham desses valores de maneira genuína.
Conforme orienta o portal Gazeta SP, a geração Z busca marcas que deem valor ao indivíduo e que tenham propósitos bem definidos.
Sendo assim, é fundamental um omnichannel na logística e nas vendas, integrando toda a comunicação e despertando a atenção desse consumidor.
Além disso, é essencial que as marcas sejam ativas nas redes sociais, especialmente no TikTok e no Instagram. A criação de conteúdos envolventes e autênticos, que reflitam os valores da geração X, também é importante para a atração e retenção dessa audiência.
E vale ressaltar também que o investimento em marketing para fidelizar a geração Z possui um alto retorno, já que quando a marca fornece propósitos alinhados com as características dessa geração é possível obter consumidores leais ao longo prazo, trazendo mais visibilidade e lucratividade para a empresa.
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