Apesar de cada indivíduo ser único, é possível notar algumas características e padrões em alguns grupos. É o caso dos mais jovens, sendo que muitos deles pertencem à geração chamada de Z. Seu negócio vende para esse público? Fique com a gente neste post, pois hoje vamos conhecer mais as características da geração Z e ver como conquistar este perfil de cliente para o seu negócio.
Mas quem é a geração Z?
A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Ou seja, são pessoas que cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis.
De acordo com o Mundo Educação, a geração Z, que é nativa digital, também é formada por indivíduos:
- práticos;
- realistas;
- tolerantes;
- ativistas;
- avessos a rótulos;
- adeptos da acessibilidade e simplicidade;
- desejosos de construir um mundo melhor.
Padrões de consumo da geração Z
E como a geração Z consome? Como consumidores, a geração Z busca apoiar as marcas com que mais se identificam. E, muitas vezes, tornam-se verdadeiros fãs.
No geral, eles desejam comprar transformação e não apenas um produto ou um serviço. Isso significa que eles procuram algo que vai proporcionar uma experiência mais única ou algo que pode melhorar a sua qualidade de vida, por exemplo (Fonte: Whow).
Além disso, uma pesquisa da McKinsey no Brasil indica quatro comportamentos essenciais da geração Z:
- Os consumidores da geração Z valorizam a expressão individual e evitam rótulos.
- Eles tomam decisões e se relacionam de uma forma altamente analítica e pragmática.
- Eles acreditam no diálogo como forma de resolver conflitos e melhorar o mundo.
- Eles se mobilizam por uma variedade de causas.
Ainda de acordo com essa pesquisa, 79% dessas pessoas afirmam que parariam de comprar de uma se ela fosse considerada racista e 76% fariam o mesmo com relação à homofobia.
Geração Z: como conquistar este perfil de cliente?
De acordo com o Portal Administradores, as marcas podem seguir três estratégias principais para conquistar este público:
- Compras seguras e com conveniência: essa geração busca segurança e conveniência no momento da compra. Isso implica investir em segurança para o e-commerce, por exemplo, assim como em métodos de pagamento mais flexíveis.
- Múltiplos canais de vendas: apesar de ser uma geração online, não renuncia a experiências físicas ao realizar compras. Assim, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais.
- Responsabilidade social: Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. Além disso, essa geração está disposta a pagar mais caro por itens “ecofriendly” e sustentáveis.
Por isso, é necessário que as empresas se adaptem para atender as expectativas da geração Z. Se você está procurando soluções logísticas diferenciadas para o seu negócio, conheça mais sobre a gente.
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