O “novo normal” subiu cada vez mais de relevância, enquanto tentávamos descobrir o que de fato mudaria. E agora com a queda da COVID-19, porém o aumento de incertezas no cenário mundial e nacional, vamos percebemos que essas transformações podem estar apenas começando.
Nesta postagem vamos tentar entender mais a fundo o comportamento dos consumidores depois de todas essas mudanças. Olhando alguns dados, conseguimos avaliar melhor este panorama geral.
Modificação de cenário
O impacto da pandemia foi global. Com a alta da taxa de desemprego e a informalidade de alguns serviços, o aumento da competitividade foi uma consequência imediata. Segundo uma pesquisa da FGV, o Brasil está enfrentando um recorde de desemprego.
A perda de consumidores disponíveis financeiramente desencadeou uma mudança direta nos custos de aquisição de novos clientes. Cada vez se torna mais difícil e caro adquirir e expandir a carteira de cliente.
Uma frase que simboliza muito bem esse novo momento que estamos passando foi feita em uma matéria da Think with Google pela Mônica Carvalho:
“Quando fica mais caro e difícil ter um novo cliente, nosso principal ativo deixa de ser um portfólio de produtos para ser um portfólio de clientes.”
Portanto, a chave agora está na fidelização de clientes, principalmente agora em que houve um aumento de 35,46% das vendas pelo e-commerce, segundo dados do índice MCC-ENET.
Foco no valor humano
A queda de confiança em 20 pontos percentuais nas grandes entidades no Brasil mostra um risco para as marcas que retêm seus antigos valores. Por outro lado, pequenos negócios e indivíduos ganham cada vez mais força por conta do fator humano.
A humanização do seu negócio traz mais equilíbrio para a relação entre marcas e consumidores. Quanto mais profunda e peculiar for a necessidade que seu cliente precisa, maior será a conexão.
E como atingir a humanização? O segredo é focar a sua atenção nas pessoas, ouvindo suas dores ao se colocar no lugar delas e oferecer o que realmente precisam.
Uma das áreas com mais impacto para incrementar esse valor humano é a logística. Ao trabalhar com um parceiro de soluções logísticas como a Dinâmica Group, é possível conquistar e fidelizar seu consumidor com muito mais eficiência.
A logística é a ponte entre as marcas e consumidores, onde se entrega o verdadeiro propósito que o seu negócio procura atribuir.
Focar na experiência para o seu cliente também é desenvolver o fator humano, e ao adotar práticas integradas com soluções de logística para o melhor atendimento das necessidades dos seus parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados da Dinâmica Group, é possível impactar positivamente o seu consumidor!
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