Em mercados cada vez mais competitivos, é fundamental acompanhar a satisfação e a lealdade dos seus clientes. Com isso, além de fidelizá-los, certamente irá gerar novas oportunidades de negócios.
E por que é importante criar estratégias para uma maior fidelização dos clientes? De acordo com estudo da Universidade de Harvard, reter 5% dos clientes pode levar a um aumento de 25% a 95% dos lucros de uma organização.
Ou seja, torna-se bastante perceptível como a fidelização de clientes é algo importante para qualquer empresa que deseja ter sucesso e se destacar no mercado.
Assim, no post de hoje vamos entender o que é NPS, como é feito esse cálculo e ver a importância de ter parceiros estratégicos para aumentar este índice.
O que é NPS?
De acordo com a Endeavor, NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company. O NPS é usado para medir a satisfação dos clientes com uma marca.
Assim, o NPS deve ser usado para medir a satisfação de um público específico: quem a empresa já se relaciona e com quem quer melhorar seu relacionamento.
Outra flexibilidade desta metodologia é a possibilidade de fazer uma pesquisa de NPS em diferentes momentos da jornada do consumidor. Com isso, é possível definir estratégias diferentes (e complementares) para cada uma destas etapas.
Como calcular o NPS
O NPS é uma metodologia bem simples. Basicamente, baseia-se na resposta à seguinte questão: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”
Desta forma, com base nas notas de 0 a 10, os clientes são classificados em três grupos:
- Promotores da marca: que dão notas 9 e 10;
- Clientes neutros: que dão notas 7 e 8;
- Detratores: que avaliam com notas de 0 a 6.
E como aumentar o NPS da sua empresa?
Para melhorar a percepção do cliente sobre sua marca, obviamente é necessário cuidar de toda a sua experiência durante a sua jornada de consumo.
No geral, uma das formas é surpreender seu cliente de maneira positiva: sempre entregando mais do que a expectativa dele, tanto em relação ao produto quanto ao serviço.
E, neste contexto, os serviços logísticos podem ser um aliado estratégico para melhorar a experiência do consumidor. Por isso, é fundamental ter parceiros estratégicos com expertise em logística.
A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados. Ou seja, sempre focando na melhor experiência do seu cliente.
Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.
E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as o nosso blog.