As embalagens criativas são uma estratégia importante para o e-commerce. Além de proteger o produto contra avarias, elas também podem proporcionar uma experiência de compra diferenciada ao consumidor, que tem sido chamada de unboxing.
Embalagens personalizadas e criativas podem surpreender e encantar o cliente, promovendo diversos benefícios na relação entre marca e consumidor, impactando positivamente o número de fidelizações e de vendas.
Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos entender como garantir uma experiência completa de unboxing para os consumidores do e-commerce.
O que é Unboxing Experience?
O termo unboxing é uma expressão que vem do inglês e significa “tirar da caixa”. Esse termo se popularizou através dos influencers digitais, que têm (e compartilham) uma experiência diferenciada ao abrirem caixas de encomendas em suas redes sociais.
Isto é, o unboxing está relacionado com o momento em que o cliente (no caso, os influencers digitais) recebem sua encomenda, abrem o pacote e mostram os detalhes da compra ou recebido, enquanto registram toda essa experiência em vídeo. Porém, essa estratégia tem se tornado muito comum no e-commerce para os clientes no geral (e não somente os influencers).
De acordo com o portal Nuvem Shop, o unboxing experience é uma estratégia que tem como foco o encantamento do cliente, consistindo em oferecer produtos com embalagens que transformam positivamente a experiência e satisfação dos consumidores.
Quais são as vantagens do Unboxing Experience?
O Unboxing Experience é uma estratégia muito benéfica para os e-commerces, visto que o cliente adquire um produto por meio de um site ou loja virtual e não possui qualquer tipo de contato físico com tal produto.
Dessa forma, o cliente fica animado para receber sua compra. E quando recebe em uma embalagem criativa e personalizada, sua satisfação é ainda mais elevada, pois se torna uma surpresa agradável e uma forma de cuidado e atenção com o consumidor.
As embalagens são o cartão de visita de um produto do e-commerce. É na embalagem que se inicia a experiência do consumidor com o produto. E quando essa experiência se torna positiva e marcante, o cliente se sente reconhecido e agradado, aumentando a possibilidade de fidelização.
Conforme orienta o portal Ecommerce na Prática, as principais vantagens do unboxing para o e-commerce são:
- Contribuição para a fidelização de clientes;
- Fortalecimento da relação empresa e cliente;
- Agrega valor à marca;
- E cria uma experiência memorável para o cliente.
Assim, é possível criar uma experiência altamente satisfatória para os consumidores com o unboxing experience.
Como tornar o unboxing inesquecível?
A estratégia de Unboxing Experience é uma ótima aliada para os gestores de e-commerces desde que realizada da maneira correta.
Para isso, é importante seguir algumas recomendações que tornam o unboxing uma experiência inesquecível, fazendo com que os clientes se tornem leais à marca.
Algumas dessas recomendações são (fonte: portal Jet Ecommerce):
- Invista em embalagens de qualidade e personalizadas de acordo com o posicionamento da marca;
- Opte por embalagens que possam ser personalizadas, mas também segura durante o processo logístico, prevenindo a avaria dos produtos. Do que adianta uma caixa espetacular que chega amassada ou danificada, não é mesmo?!;
- Crie uma identidade de marca forte e confiável, divulgando-a nas embalagens e rótulos do produto;
- Incentive a formação de coleções, criando conjuntos de embalagens úteis para outras finalidades do consumidor;
- Valorize ainda mais o unboxing com adesivos, enchimentos, embrulhos, brindes, cartões e amostras.
Portanto, o unboxing experience é uma estratégia com excelente custo-benefício para fidelizar clientes, aumentar a receita da empresa e se destacar dos concorrentes.
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