Tendências do varejo: o que está mudando?

O varejo está passando por uma transformação significativa, impulsionada por novas tendências que estão redefinindo a maneira como os consumidores interagem com marcas e produtos. Os consumidores, agora, esperam poder transitar entre lojas físicas, sites, aplicativos móveis e redes sociais sem interrupções, com a mesma facilidade e conveniência.

Por isso, no post de hoje, vamos entender como está o mercado de varejo no Brasil e quais são as principais tendências que estão transformando boa parte do mercado.

Como está o mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil tem passado por transformações que, em boa parte, estão associadas às inovações tecnológicas e ao crescimento do e-commerce.

De acordo com o Relatório de Varejo 2023, realizado pela Adyen, o setor atingirá R$ 28,6 bilhões em todo o mundo se houver adoção do comércio unificado. Além disso, 1 em cada 5 consumidores comprou de varejistas estrangeiros online em 2022. E quase 80% desejam ter uma experiência de compra mais gratificante.

Trata-se de dados valiosos quando o assunto são as tendências do varejo 2024 no Brasil. Vemos que os consumidores estão dispostos a aceitar novas tecnologias e buscar novos vendedores, sem limite territorial.

Em outras palavras, o segmento brasileiro tem sido um campo de grande efervescência quando o assunto é transformação (fonte: TOTVS).

Quais são as principais tendências do varejo?

As principais tendências do varejo estão moldando o setor de maneiras inovadoras e significativas. Algumas das mais impactantes são:

Customer centric

O consumidor está no centro. Todas as estratégias de varejo devem ser pensadas para atender às necessidades e interesses de quem compra da sua marca.

O foco não é a sua empresa, nem um público-alvo genérico — são as pessoas, cada uma com suas demandas.

Isso significa que você deve conhecer bem quem são seus clientes, como você deve se comunicar com eles e como personalizar as estratégias para eles (fonte: Escola de E-commerce).

Tecnologias de pagamento

Além do PIX, que já vem sendo amplamente utilizado pelos brasileiros, as tecnologias impulsionaram o desenvolvimento de outras formas de pagamento digitais. É o caso dos pagamentos via QR Code e das carteiras digitais, por exemplo.

Junto a isso, a busca dos consumidores por métodos mais práticos e ágeis para realizar compras tem tornado as carteiras digitais protagonistas entre os meios de pagamento.

A pesquisa Global Insights da Experian, realizada pela Serasa Experian, confirma essa tendência de digitalização dos pagamentos. Segundo os dados, 67% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter utilizado carteiras digitais nos últimos seis meses.

O relatório também mostra que os brasileiros se sentem seguros ao realizar pagamentos com QR Code: 82% afirmaram sentir segurança para fazer esse tipo de transação (fonte: TOTVS).

Omnicalidade

Integração de canais online e offline para oferecer uma experiência de compra contínua e consistente. Os consumidores esperam poder transitar facilmente entre lojas físicas, websites, aplicativos móveis e redes sociais.

Economia circular

Implementar ações comerciais voltadas à economia circular pode gerar novas receitas e aproximar as pessoas de forma positiva. Reintegrar materiais à cadeia produtiva atrai principalmente as novas gerações, preocupadas com o meio ambiente.

Uma grande tendência no varejo são os itens de segunda mão, que podem atingir US$ 350 bilhões globalmente até 2028, crescendo três vezes mais rápido que o mercado tradicional de vestuário. Em 2023, houve um aumento de 31% nas marcas que operam com itens de segunda mão, como a Beni, que facilita a busca por produtos usados de boa qualidade.

Essa tendência democratiza o acesso a grandes marcas, gera novas receitas e promove a economia circular, fortalecendo a conexão com os valores da empresa. No Brasil, a Peça Rara exemplifica esse movimento, com mais de 60 lojas e outras 100 em lançamento. Marcas de luxo também são impactadas, expandindo seu público e incentivando a renovação rápida de itens usados, gerando fidelização e aumentando o valor médio das vendas.

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