Durante os processos de logística reversa podem acontecem imprevistos que comprometem o sucesso da operação e geram ruídos na experiência do consumidor. Os casos mais comuns são incidentes no transporte ou na armazenagem dos produtos, principalmente quando se trata de bens não duráveis, como medicamentos e alimentos. Por isso, é necessário saber lidar com possíveis problemas, mas também ter um preparo para evitar falhas.
Como se prevenir de falhas no transporte e armazenagem na logística reversa
Na logística reversa, ao transportar produtos com controle de temperatura é preciso manter as condições ideais até a entrega – ou por mais tempo, pois podem ocorrer atrasos. Se um distribuidor ou consumidor recebe o produto fora das especificações, haverá a devolução e mais um gasto logístico. Por isso, é essencial ter suporte para a armazenagem correta e livre de falhas.
Nós indicamos que a armazenagem de produtos contenha certificação da Anvisa e seja feita somente em salas climatizadas e com controle de acesso. O transporte deve atender aos requerimentos da indústria e ter processos desenhados de forma específica para demandas de clientes.
Plano de contingência
Para se prevenir no caso de atrasos, os especialistas em logística reversa recomendam um plano de contingência: para um transporte que a estima de duração é de 48 horas, indica-se uma solução de segurança de em média 72 horas para prevenir possíveis imprevistos negativos na preservação correta de produtos.
Embalagens para logística reversa
As embalagens também devem ser uma preocupação para manter os produtos nas devidas condições durante os procedimentos de logística reversa. A empresa precisa embalar corretamente os produtos para a entrega, de modo que mantenha a temperatura ideal, evite quebras, etc.
Como evitar atrasos nas entregas
As empresas devem estar aptas para preservar os produtos no caso de atrasos nas entregas, mas também é possível evitá-las! Por exemplo, na Dinâmica Group, utilizamos um aplicativo de rastreamento das entregas nos processos de logística reversa de pós-venda. Com isso, é possível monitorar em tempo real as entregas e devoluções. Em caso de atrasos, podemos tomar medidas necessárias, como mudar rotas, solicitar inspeção para checar dos produtos, entre outros.
O rastreamento permite que a correção de falhas no processo seja feita rapidamente. Também é uma forma de segurança contra furtos e acidentes que podem ocorrer durante o transporte das mercadorias e amostras.