O que é recall e qual é o impacto para uma empresa?

Muitas pessoas acham que recall é uma ação de recolhimento e readequação apenas para os automóveis. Mas você sabia que o recall é uma prática muito comum para outros tipos de produtos como, por exemplo, alimentos, bebidas, medicamentes, dentre outros?

Para compreender mais sobre todas estas implicações legais, no post de hoje vamos entender o que é recall, suas características, seus principais impactos e ver que não é apenas para o setor automobilístico. 

Você sabe o que é recall?

De acordo com o Procon/PA, o direito à informação e o direito à segurança são direitos básicos dos consumidores, previsto nos termos da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Assim, o recall ou na versão em português que não se popularizou (no caso, recolhimento), é o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e/ou eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados.

Assim, o objetivo essencial do recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais.

Quais são as situações em que o recall é necessário?

Como vimos, o fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida.

A regra, portanto, é de que os produtos ou serviços colocados no mercado de consumo não podem acarretar riscos à saúde e à segurança dos consumidores, exceto aqueles considerados normais e previsíveis em razão da sua natureza e uso (como, por exemplo, objetos cortantes, combustível, medicamentos, dentre outros), de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O recall não é só para automóvel?

Não. Apesar de ser um dos setores no qual sempre associamos a esta prática, outros setores também já fizeram ações de recall como, por exemplo, de alimentos, de bebidas, medicamentos, dentre outros.

É importante entender que fazer recall de um produto não é uma demonstração de fragilidade de uma marca, mas sim de respeito aos seus valores, aos colaboradores, consumidores e a sociedade como um todo.

E para que o recall seja bem-sucedido, é necessário parcerias estratégicas com empresas que ofereçam serviços logísticos customizados e personalizados.

A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos clientes, focando sempre na qualidade dos serviços prestados, inclusive quando o assunto é recall.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.