Já pensou em ter clientes fiéis que influenciam positivamente outras pessoas de forma espontânea? Então continue a leitura e descubra como transformar seus clientes em promotores da sua marca.
O que são clientes promotores?
O cliente promotor é aquele satisfeito e engajado, que divulga os produtos e serviços da sua empresa de maneira natural. Ele faz isso simplesmente por acreditar na qualidade da marca e por ter vivenciado situações positivas.
Além de indicar para amigos e familiares, o consumidor promotor age proativamente e defende a empresa em situações diversas.
Por que é importante ter clientes promotores?
Hoje em dia, é muito comum que as pessoas pesquisem na internet sobre uma empresa antes de adquirir um produto ou serviço dela. Essa busca serve para checar a reputação da marca e verificar a satisfação de outros consumidores a respeito do que foi lhe oferecido.
Aí está a importância do cliente promotor. Afinal de contas, ele é uma pessoa comum que realmente experimentou o produto ou serviço e teve boas percepções durante toda a jornada de compra.
O que fazer para ter clientes que defendem a sua marca?
Criar ações para transformar clientes comuns em promotores da marca é uma atitude muito inteligente para o sucesso de qualquer negócio, e a chave pra isso está no relacionamento.
Segundo Kotler (2006), “Maximizar o valor do cliente, significa cultivar um relacionamento de longo prazo com ele.” Ou seja, é dar ao cliente o comprometimento de que ele é importante para empresa, proporcionando experiências incríveis.
Confira algumas dicas:
1. Ofereça um bom atendimento
O bom atendimento é aquele em que sua empresa está em sintonia com o cliente, ou seja, o cliente se sente satisfeito e se identifica com a sua marca.
É muito importante colocar-se no lugar do cliente e avaliar suas necessidades, a partir disso é possível surpreendê-lo com um atendimento diferenciado, certamente ele se sentirá especial e levará isso em consideração nas próximas compras.
2. Aproveite as oportunidades
Se sua empresa receber uma reclamação, encare como uma excelente forma de colocar a dica anterior em prática. Resolvendo o problema com respeito e eficiência, o cliente fica satisfeito e acaba elogiando o desfecho da situação.
3. Recompense os clientes promotores
Aqui no post você já pode ver que uma das características do promotor é que ele divulga a sua marca de forma espontânea, sem cobrar nada por isso. Porém, um incentivo a mais não faz mal a ninguém, não é mesmo?
Criar ações exclusivas para premiar esse cliente é uma maneira de mostrar que a sua empresa reconhece a importância que ele tem. Além de aumentar o engajamento, essa tática também pode converter outros consumidores.
Não se esqueça, as empresas mais competitivas são aquelas que apresentam soluções inovadoras. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a melhorar a relação entre a sua empresa e os seus clientes.