Cada vez mais vemos uma migração do físico para o digital. E, com a pandemia, percebemos a intensificação de inúmeros comportamentos dos consumidores. Alguns são passageiros. Outros, tendem a permanecerem.
Por isso, no post de hoje vamos entender quem é esse novo consumidor pós-pandemia e ver as principais tendências de consumo.
Quem é esse novo consumidor?
Uma pesquisa da Fecomercio/SP teve como objetivo entender o que é transitório e o que será permanente em relação ao comportamento do consumidor para o pós-pandemia.
Já sabemos que a pandemia da covid-19 impactou nas relações de consumo. E, em um período econômico tão adverso e instável, entender as preferências do consumidor se torna algo ainda mais relevante para fidelizar clientes e potencializar os resultados para o negócio.
A pesquisa apontou as seguintes tendências como permanentes:
- Home office;
- Diminuição das viagens de negócios
- Compras por meio de aplicativos;
- Cursos online.
Dentre essas tendências, certamente uma que traz grandes impactos para o varejo é o aumento de compras pela internet.
O novo consumidor pós-pandemia: o impacto da logística
De acordo com o Estadão, as pessoas perceberam que é possível fazer quase tudo pela internet.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou um crescimento nas compras online:
- 61% dos consumidores que fizeram compras nessa modalidade aumentaram o volume devido ao isolamento social.
- Em 46% dos casos, esse crescimento foi superior a 50%.
Em relação às entregas, uma coisa foi perceptível por parte dos clientes: 70% dos consumidores perceberam prazos de entregas mais elásticos (maiores). Ainda que 57% deles tenha considerado aceitável, isso nos traz uma reflexão: a logística ainda precisa se adaptar aos novos tempos.
Se a logística está demorando para se adaptar às novas exigências do consumidor, as empresas que investiram em parcerias com empresas de logística personalizada certamente saíram na frente.
Algumas tendências para o atendimento do consumidor
O Portal E-commerce Brasil explica que novas tendências no atendimento ao cliente sempre surgem para corresponder a mudanças no comportamento de consumo.
Neste contexto, as tecnologias digitais estão sendo usadas de forma ainda mais intensa para se aproximar e melhorar o relacionamento entre clientes e fornecedores.
Por isso, cita duas estratégias que ganharão ainda mais força neste novo contexto.
Foco na experiência do cliente
O foco na experiência está entre as maiores tendências no atendimento ao cliente já há algum tempo. Com a pandemia, essa preocupação cresceu ainda mais e se tornou o centro de estratégias de atendimento voltadas para a qualidade.
Desse modo, o atendimento que prioriza uma excelente experiência se torna um fator decisivo na retenção de clientes (fonte: Portal E-commerce Brasil).
Atendimento personalizado
Não tem como falar em experiência do cliente sem falar em atendimento personalizado.
A experiência personalizada é totalmente planejada e gerenciada para que cada cliente tenha suas demandas individuais muito bem atendidas.
Como vimos, neste novo contexto a logística adquire um papel ainda mais estratégico.
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