O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) nunca foi tão importante. Cada vez mais os clientes conhecem seus direitos e exigem das empresas respostas mais assertivas e mais ágeis.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) da Secretaria Nacional do Consumidor, em 2020 tivemos um total de mais de 2 milhões de atendimentos a reclamações e solicitações dos consumidores nos Procons dos estados.
Dentre os problemas que os consumidores levam ao Procon, os principais são:
Cobrança abusiva/indevida: 26,05%;
- Não entrega/demora entrega do produto: 7,14%;
- SAC – resolução de demandas (ausência de respostas, excesso de prazo, não suspensão imediata de cobrança): 6,06%
- Produto com vício: 5,27%.
Porém, no geral, a procura pelo Procon ocorre quando os outros canais já foram esgotados, dentre eles o SAC da própria empresa e do site Reclame AQUI.
Por isso, no post de hoje vamos entender mais como funciona o Reclame AQUI e ver como ter uma boa reputação é importante para o SAC e para os negócios da empresa.
Como funciona o Reclame AQUI?
O Reclame AQUI é um site que há mais de 20 anos atua como canal de comunicação entre consumidores e empresas de todo o Brasil. Por isso, é considerado o canal oficial do consumidor brasileiro na internet.
Ao contrário do que muitos pensam (consumidores e empresas), o Reclame AQUI não é apenas um site de reclamações. Mais de 92% dos consumidores usam o site para pesquisar a reputação de uma empresa antes de fazer uma compra.
O Reclame AQUI é a maior plataforma de soluções de conflitos entre consumidores e empresas de toda a América Latina, com mais de 30 milhões de acessos por mês.
O SAC como fonte de reclamação dos consumidores no Reclame AQUI
Dados do Reclame AQUI mostram que as insatisfações relacionadas com o tema SAC somaram 165.800 queixas entre janeiro a outubro de 2017.
Além disso, as categorias que mais continham reclamações com a palavra “SAC” foram:
- Lojas virtuais;
- Bancos e financeiras;
- Fabricantes;
- Telefonia;
- Cartões de crédito;
- TV por assinatura;
- Moda e Lojas de departamentos.
Quando analisado o principal motivo de reclamação em relação ao serviço do SAC, foram os seguintes itens:
- consumidores que “se sentem prejudicados”;
- “desrespeito com o consumidor”;
- “mau atendimento do SAC”;
- “atraso na entrega”;
- “produto com defeito”.
Boa reputação no Reclama AQUI: bom para o SAC da empresa e para os negócios
São os próprios consumidores que definem a reputação das empresas no Reclame AQUI. E, lembre-se: a maior parte dos acessos no Reclame AQUI é para averiguar a reputação da empresa.
Por isso, é importante a empresa cuidar de um dos bens imateriais mais preciosos: a reputação.
E uma das formas para garantir a satisfação com o SAC da sua empresa e boa pontuação no Reclame AQUI é ter parceiros estratégicos com expertise em logística e serviços customizados.
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