A sociedade tem mudado e, com isso, o comportamento do consumidor. E como atender, conquistar e fidelizar este novo consumidor?
Assim, no post de hoje vamos entender a evolução do consumidor e veja como adotar ações estratégicas para conquistar e fidelizar o consumidor 5.0.
A evolução do consumidor: do consumidor 1.0 ao 4.0
Antes de falarmos do consumidor 5.0, é importante entender como foi a sua evolução.
Consumidor: 1.0
Nesta fase, o consumidor ainda não tinha o entendimento do que era a marca. A ele, pouco importava o valor agregado, e sim o que aquele produto podia trazer como solução.
Por exemplo, se uma empresa vendia carros, o interesse do consumidor 1.0 era sobre as especificações técnicas do produto. Isso ocorria devido ao pouco acesso à informação e simplicidade do estilo de vida e demandas desta sociedade.
Do ponto de vista das empresas, havia pouca concorrência.
Consumidor 2.0:
O consumidor 2.0 é marcado pelo aumento da concorrência entre as empresas. Em mercados com mais concorrentes, há opção de escolha por parte dos consumidores.
Assim, surge a dúvida: se há duas ou mais empresas que vendem o mesmo produto ou serviço, qual delas devo escolher? Esse foi o ponto de virada para o consumidor, tornando-o mais exigente. Do ponto de vista da empresa, ela começou a segmentar os seus diferentes públicos.
Consumidor: 3.0
Já o consumidor 3.0 mostra exigências em níveis maiores. Com tantas alternativas para a compra, o consumidor 3.0 passou a precisar se sentir incluído. A busca era pela sensação de pertencimento.
Esse consumidor é bastante exigente, busca empatia em relação às marcas, além da sensação de pertencimento e compreensão.
Consumidor: 4.0
O consumidor 4.0 é uma evolução do 3.0, porém, com um detalhe fundamental: a tecnologia. Ou seja, este consumidor tem amplo e constante acesso à tecnologia.
Além de exigir personalidade, proximidade de valores e alinhamento ao pensamento, o consumidor 4.0 tem a demanda por uma comunicação e relação mais digitalizada e instantânea.
E quem é o consumidor 5.0?
De acordo com a plataforma NeoAssist, o consumidor 5.0 não encara a internet apenas como fonte de pesquisa, mas o meio de compra de produtos e serviços. Assim, a tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, levando em consideração uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima.
Desta forma, as principais características do consumidor 5.0:
- Heavy user da internet e tecnologias;
- Valoriza a experiência com a marca;
- Ele influencia e é influenciado;
- Permanece fiel e reconhece o valor da marca.
E aí vem a dúvida das empresas: como encantar e fidelizar esse consumidor 5.0? Oferecer canais omnichannel (diferentes canais de comunicação) e focar em uma experiência personalizada certamente irão gerar excelentes resultados.
Por isso, para contribuir para esta experiência personalizada, é necessário oferecer serviços com alta qualidade. Neste contexto, ter uma parceria estratégica com uma empresa que oferece serviços customizados de logística é fundamental para conquistar este consumidor 5.0.
A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades do seu cliente, otimizando a sua experiência.
E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.